APRESENTAÇÕES ONLINE ATRAVÉS DA PLATAFORMA YOUTUBE DA FURG
https://www.youtube.com/c/FURGoficial
Dia |
Turno |
Programação |
05/nov |
Tarde (14h – 17h30min) |
14h – Abertura 14h15min – Palestra 1: Dra. Marcela de Souza (UFTM) "O Conhecimento de Matemática do Professor que Ensina Matemática: trajetória e ações da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat" 15h – Intervalo 15h20m Ms. Domingos Antonio Lopes – Egresso FURG "Intervenção no Ensino de Probabilidade e Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Alicerçada na BNCC" Orientadoras Dra. Cristiana Poffal e Dra. Cinthya Meneghetti
15h40m Ms. Luciano de Oliveira – Egresso UFSM "Modelagem Matemática no abastecimento de água: propostas para o ensino de matemática" Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago
16h00m Ms. Maria Emilia da Silva Valente – Egressa FURG "Coronavírus: curvas que aproximam o número de contagiados na cidade de Rio Grande - RS" Orientadoras: Dra. Fabiana Travessini De Cezaro e Dra. Daiane Silva de Freitas
16h20m Ms. Matheus Luz Custodio – Egresso UFSM "Ensino da Divisão: Uma Análise das Práticas Docentes na Rede Municipal de Porto Alegre" Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago
16h40m Ms Karine Monteiro – Egressa FURG "Uma proposta para o ensino de trigonometria e semelhança de triângulos no Ensino Fundamental" Orientador: Dr. Leandro Bellicanta |
|
Noite (18h30min – 21h) |
18h30m – Ms. Rafael Barbosa da Silva – Egresso FURG "Material didático para o Ensino Superior com a metodologia da Sala de Aula Invertida" Orientadora: Dra. Luciele Nunes
18h50m – Ms. Jairo Renato Araujo Chaves – Egresso UFSM A interatividade do GeoGebra no auxílio da compreensão da trigonometria Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago
19h10m - Ms Francisco Jose Zanini – Egresso UNIPAMPA "Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no Scratch" Orientador: Dr. Vitalino Cesca Filho
19h30min – Mesa Redonda "Profmat e o impacto em sua carreira profissional" Mediadora: Ms. Ana Luiza Kessler Participantes: Ms. Cleia Dalcul da Silva Oliveira (egressa UNIPAMPA) Ms. Luismar Leão Souto (egresso FURG) Ms. Jaqueline Molon (egresso UFSM) |
06/nov |
Manhã (09h – 12h) |
09h00m – Palestra 2: Dr. Vanderlei Horita - UNESP "Matemática contextualizada na sala de aula"
10h00m – Ms. Marcia Falek Rocha – Egressa FURG "Círculo de Moedas" Orientadora: Dra. Cinthya Meneghetti
10h20m – Ms. Ovídio Michel Nunes Bertoldi – Egresso FURG "Construções e relações de inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência utilizando o software Geogebra" Orientadores: Dra. Fabiola Sperotto e Dr. Rodrigo Soares
10h40m – Ms. Vilson Hennemann – Egresso UFSM "Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais" Orientador: Dr. João Roberto Lazzarin
11h00m – Ms. Paulo Marcus Hollweg Correa – Egresso FURG "A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática: um relato de experiência" Orientador: Dr. Mário Rocha Retamoso
11h20m – Ms. Ivana Manfio Cocco – Egressa UFSM "Uma adaptação da definição de anel para o Ensino Fundamental tendo em vista a resolução de equações através dos elementos neutro e oposto" Orientadora: Dra. Luciana Gobbi Tonet |
Palestra 1: O Conhecimento de Matemática do Professor que Ensina Matemática: trajetória e ações da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat
Dra. Marcela Souza
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Resumo:
A situação do ensino de Matemática no Brasil na educação básica é preocupante. A ANPMat, Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, desde sua criação em 2013, tem promovido diversas ações que beneficiam a comunidade acadêmica, que atua no ensino básico e no ensino superior na área de Matemática. Sabemos o quanto é importante mantermos um diálogo entre Universidade e Escola Básica para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática. E a associação tem fortalecido esse diálogo e aproximação cada vez mais, que visa contribuir para a educação básica do Brasil.
O ano de 2021 se tornou um marco para a ANPMat, com uma nova estrutura de órgãos que fortalece ainda mais as parcerias e apoiadores, evidenciando novas visões estratégicas. As parcerias com instituições e sociedades da área também se evidenciam e consolidam cada vez mais, com algumas ações e projetos já desenvolvidos em conjunto e outros ainda em planejamento, todos em prol da educação básica no Brasil.
Palestra 2: Matemática contextualizada na sala de aula
Dr. Vanderlei Horita
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP
Resumo:
Nos últimos anos é crescente o entendimento que os conteúdos matemáticos devem ser apresentados dentro de um contexto concreto do cotidiano dos alunos. Mas, o que você entende por matemática em um contexto concreto? E qual é o papel do professor nesta abordagem?