Banner-1

 

APRESENTAÇÕES ONLINE ATRAVÉS DA PLATAFORMA YOUTUBE DA FURG

 

https://www.youtube.com/c/FURGoficial

 

Dia

Turno

Programação

05/nov

Tarde

(14h – 17h30min)

14h – Abertura 

14h15min – Palestra 1: Dra. Marcela de Souza (UFTM)

"O Conhecimento de Matemática do Professor que Ensina Matemática: trajetória e ações da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat"

15h – Intervalo

15h20m Ms. Domingos Antonio Lopes – Egresso FURG

"Intervenção no Ensino de Probabilidade e Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental Alicerçada na BNCC"

Orientadoras Dra. Cristiana Poffal e Dra. Cinthya Meneghetti

 

15h40m Ms. Luciano de Oliveira – Egresso UFSM

"Modelagem Matemática no abastecimento de água: propostas para o ensino de matemática"

Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago

 

16h00m Ms. Maria Emilia da Silva Valente – Egressa FURG

"Coronavírus: curvas que aproximam o número de contagiados na cidade de Rio Grande - RS"

Orientadoras: Dra. Fabiana Travessini De Cezaro e Dra. Daiane Silva de Freitas

 

16h20m Ms. Matheus Luz Custodio – Egresso UFSM

"Ensino da Divisão: Uma Análise das Práticas Docentes na Rede Municipal de Porto Alegre"

Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago

 

16h40m Ms Karine Monteiro – Egressa FURG

"Uma proposta para o ensino de trigonometria e semelhança de triângulos no Ensino Fundamental"

Orientador: Dr. Leandro Bellicanta

 

Noite

(18h30min – 21h)

18h30m – Ms. Rafael Barbosa da Silva – Egresso FURG

"Material didático para o Ensino Superior com a metodologia da Sala de Aula Invertida"

Orientadora: Dra. Luciele Nunes

 

18h50m – Ms. Jairo Renato Araujo Chaves – Egresso UFSM

A interatividade do GeoGebra no auxílio da compreensão da trigonometria

Orientadora: Dra. Karine Faverzani Magnago

 

 19h10m - Ms Francisco Jose Zanini – Egresso UNIPAMPA

"Análise Combinatória: uma proposta a partir do uso de histórias interativas no Scratch"

Orientador: Dr. Vitalino Cesca Filho

 

19h30min – Mesa Redonda "Profmat e o impacto em sua carreira profissional"

Mediadora: Ms. Ana Luiza Kessler 

Participantes:

Ms. Cleia Dalcul da Silva Oliveira (egressa UNIPAMPA)

Ms. Luismar Leão Souto (egresso FURG)

Ms. Jaqueline Molon (egresso UFSM)

06/nov

Manhã

(09h – 12h)

09h00m – Palestra 2:  Dr.  Vanderlei Horita - UNESP

 "Matemática contextualizada na sala de aula"

 

10h00m – Ms. Marcia Falek Rocha – Egressa FURG

"Círculo de Moedas"

Orientadora: Dra. Cinthya Meneghetti

 

10h20m – Ms. Ovídio Michel Nunes Bertoldi – Egresso FURG

"Construções e relações de inscrição e circunscrição de polígonos regulares na circunferência utilizando o software Geogebra"

Orientadores: Dra. Fabiola Sperotto e Dr. Rodrigo Soares

 

10h40m – Ms. Vilson Hennemann – Egresso UFSM

"Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais"

Orientador: Dr. João Roberto Lazzarin

 

11h00m – Ms. Paulo Marcus Hollweg Correa – Egresso FURG

"A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática: um relato de experiência"

Orientador: Dr. Mário Rocha Retamoso

 

11h20m – Ms. Ivana Manfio Cocco – Egressa UFSM

"Uma adaptação da definição de anel para o Ensino Fundamental tendo em vista a resolução de equações através dos elementos neutro e oposto"

Orientadora: Dra. Luciana Gobbi Tonet

 

 

Palestra 1O Conhecimento de Matemática do Professor que Ensina Matemática: trajetória e ações da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica-ANPMat

Dra. Marcela Souza
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Resumo: 

A situação do ensino de Matemática no Brasil na educação básica é preocupante. A ANPMat, Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, desde sua criação em 2013, tem promovido diversas ações que beneficiam a comunidade acadêmica, que atua no ensino básico e no ensino superior na área de Matemática. Sabemos o quanto é importante mantermos um diálogo entre Universidade e Escola Básica para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática. E a associação tem fortalecido esse diálogo e aproximação cada vez mais, que visa contribuir para a educação básica do Brasil.

O ano de 2021 se tornou um marco para a ANPMat, com uma nova estrutura de órgãos que fortalece ainda mais as parcerias e apoiadores, evidenciando novas visões estratégicas. As parcerias com instituições e sociedades da área também se evidenciam e consolidam cada vez mais, com algumas ações e projetos já desenvolvidos em conjunto e outros ainda em planejamento, todos em prol da educação básica no Brasil.

 

Palestra 2: Matemática contextualizada na sala de aula

Dr. Vanderlei Horita

Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

Resumo: 

Nos últimos anos é crescente o entendimento que os conteúdos matemáticos devem ser apresentados dentro de um contexto concreto do cotidiano dos alunos. Mas, o que você entende por matemática em um contexto concreto? E qual é o papel do professor nesta abordagem?